100 Anos do Eclipse
de Sobral
Em 29 de Maio de 1919, quatro anos após Einstein propor sua teoria, um eclipse solar total estava previsto. Uma missão de astrônomos britânicos liderada por Arthur Eddington se dividiu em duas expedições a fim de observá-lo e, eventualmente, conferir a previsão da Relatividade Geral. em Sobral, a expedição teve grande sucesso, não apenas pelo clima favorável mas também pelas medições terem confirmado as previsões da Relatividade Geral.
Local:
Auditório do CCE, UFES (Campus Goiabeiras) Organização:
Promoção:
|
Seminários
O Eclipse em Sobral e a Teoria da Relatividade Geral
Júlio C. Fabris (UFES)
Júlio C. Fabris (UFES)
A medida da deflexão da luz pelo Sol, realizada durante o eclipse observado na cidade cearense de Sobral, foi o primeiro teste direto da Teoria da Relatividade Geral. Esta deflexão poderia ocorrer também de acordo com a teoria newtoniana da gravidade, mas o valor da deflexão seria a metade do previsto pela teoria relativista.
A medida realizada em Sobral não foi a primeira tentativa em verificar este efeito. As anteriores malograram por vários motivos. E a medida realizada em Sobral não foi feita sem se vencer grandes dificuldades. Revisamos neste seminário todo este esforço da comunidade científica para entender um dos efeitos chaves preditos pela moderna teoria da gravitação, a Relatividade Geral.
A medida realizada em Sobral não foi a primeira tentativa em verificar este efeito. As anteriores malograram por vários motivos. E a medida realizada em Sobral não foi feita sem se vencer grandes dificuldades. Revisamos neste seminário todo este esforço da comunidade científica para entender um dos efeitos chaves preditos pela moderna teoria da gravitação, a Relatividade Geral.
Da revolução dos conceitos de espaço e tempo à Teoria da Relatividade Geral
Flávio G. Alvarenga (UFES) Os conceitos newtonianos de espaço e tempo foram completamente reformulados a partir da Teoria da Relatividade Restrita de Albert Einstein no início do século XX. Os seus postulados e as transformações de Lorentz revelaram em referenciais inerciais consequências como fenômenos de dilatação do tempo, contração do espaço e a relatividade da simultaneidade. Neste cenário a Relatividade Restrita será revisada e a inclusão de movimentos acelerados e da gravitação discutida, de modo a entender como a Reatividade Geral surge como uma teoria de gravitação moderna.
Cosmologia Moderna e Futura
Valerio Marra (UFES) A Teoria da Relatividade Geral desenvolvida por Albert Einstein estabeleceu as fundações para o desenvolvimento da cosmologia moderna. Nessa palestra darei uma visão geral do nosso entendimento do universo, e mencionarei os levantamentos astronômicos que revolucionarão nosso conhecimento do cosmo nos próximos 20 anos.
|
Gravitação Pós-Newtoniana e Aplicações
Davi C. Rodrigues (UFES) As confirmações de diversas previsões de relatividade geral mostram que a gravitação Newtoniana é falha. Como ela é falha, devemos esquecer gravitação Newtoniana e só estudarmos relatividade geral? Certamente não! Em muitos casos pode-se entender relatividade geral como gravitação Newtoniana com pequenas correções, ou seja, uma gravitação pós-Newtoniana. Falarei dessas pequenas correções de relatividade geral e de sua importância tanto para as tecnologias que usamos hoje em dia quanto para desvendarmos mais de nosso universo.
Albert Einstein e a Divulgação Científica
Laércio Ferracioli (UFES) No mesmo ano em que pública o artigo com os fundamentos da Teoria da Relatividade Geral (1916), Einstein finaliza seu livro de divulgação científica sobre esse tema que é publicado na língua inglesa em 1920 - Relativity: The Special and the General Theory – A Popular Exposition. A proposta de Einstein, cioso da complexidade de sua teoria, era promover o entendimento de suas ideias ao público em geral. A partir dessa abordagem, serão analisadas obras que seguiram a proposta de Einstein apontando situações pitorescas e a evolução da divulgação da ciência até os dias de hoje.
|
Agenda
A seguir você pode acompanhar nossa agenda para os dois dias de evento.
Palestras - 29/05
08:30-09:00 - Abertura
09:00-10:00 - Thiago R. P. Caramês (UFES) 10:00-11:00 - Transmissão de Sobral/Príncipe 11:00-12:00 - Flávio G. Alvarenga (UFES) 12:00 -14:00 - Pausa para o almoço 14:00-15:00 - Davi C. Rodrigues (UFES) 15:00-16:00 - Valerio Marra (UFES) 16:00-16:15 - Pausa 16:15-17:15 - Márcia R. Pereira (UFES) Palestras - 30/05
08:30-09:00 - Abertura
09:00-10:00 - Júlio C. Fabris (UFES) 10:00-11:00 - Flávio G. Alvarenga (UFES) 11:00 -12:00 - Davi C. Rodrigues (UFES) 12:00-14:00 - Pausa para o almoço 14:00-15:00 - Laércio Ferracioli (UFES) 15:00-15:30 - Pausa 15:30-16:30 - Valerio Marra (UFES) |
Outras Atividades
|
Galeria
Localização
Apoio:
Quick links
|
Mailing lists
Cosmo-ufes announcements / E-mails de notícias
Mailing list for members Slack for members: send an e-mail. AddressNúcleo Cosmo-ufes, CCE
Universidade Federal do Espírito Santo Av. Fernando Ferrari, 514 29075-910 - Vitória/ES - Brazil [email protected] |
Website administrators: DC. Rodrigues, J. Coelho, V. Marra & OF. Piattella. Contributions: several students and postdocs have helped to expand and maintain the content that can be found here, specially in the organization of the events section, where their corresponding names can be found. Disclamer: Cosmo-ufes is a center ("núcleo") from UFES; this website is maintained by Cosmo-ufes members.