AVISO IMPORTANTE: O Encontro de Astronomia ocorreu nos dias 26 a 29 de maio.
Reiteramos que cumprimos nosso compromisso de seguir todas as regras de segurança sanitária durante a realização do Encontro de Astronomia. |
Encontro de Astronomia 2020O Encontro de Astronomia é um evento que visa impulsionar e divulgar o conhecimento científico, em especial, o de astronomia, entre os estudantes de escolas públicas e docentes do ensino médio, assim como estudantes universitários, contando com a participação de astrônomos e pesquisadores de renome nacional e internacional.
|
Confira a programação clicando aqui!
Lista de participantes
Minicursos:
- Uma visão moderna da Astrofísica Estelar
Resumo:
Neste minicurso se apresentam os conceitos básicos de astrofísica estelar: distâncias e magnitudes, formação, estrutura e evolução de estrelas, discutindo ainda os estágios avançados de evolução. Esses conceitos fundamentais serão combinados com observações e modelos computacionais no estado da arte que permitirão uma melhor identificação e assimilação dos processos físicos relacionados ao
nascimento e evolução das estrelas.
- Introdução à Cosmologia
Resumo:
Neste minicurso vamos discutir aspectos básicos da cosmologia moderna. Nosso foco inicial será compreender a evolução do universo, desde o Big Bang até sua estrutura atual. Neste processo nossa discussão básica se concentrará nos fenômenos astrofísicos e cosmológicos associados à matéria escura e à energia escura que, juntos, constituem 95\% do universo.
- Encontrando objetos astronômicos nas constelações
Resumo:
Localizaremos diversos objetos astronômicos nas constelações, por exemplo: berçário de estrelas, nebulosas (escura, planetária e de supernova), sistema binários/múltiplos, aglomerados (globular e aberto), estrela na fase de gigante, anã branca, estrela de nêutrons, buraco negro, galáxias (vários tipos), etc. Abordaremos brevemente a evolução estelar e a mitologia por trás das constelações.
- Formação e Evolução das Galáxias
Resumo:
Com os telescópios mais modernos podem ser observadas até 100 mil galáxias em uma área celeste do tamanho aparente da Lua. Dentro do raio observável do universo devem se encontrar aproximadamente 100 bilhões de galáxias. As galáxias normais regulares são classificadas em galáxias espirais e galáxias elípticas de acordo com suas características morfológicas. Os dois tipos morfológicos são encontrados em diferentes regiões dentro dos aglomerados de galáxias. As galáxias espirais e as galáxias elípticas mostram características distintas em conteúdo estelar e gasoso e possuem características cinemáticas bem diferentes. As curvas de rotação das galáxias espirais foram entre os primeiros indícios a favor da existência de matéria escura. Neste mini-curso será discutida a formação das galáxias e sua evolução espectral bem como a evolução dinâmica e interações.
- O universo jovem
Resumo:
Logo após o Big Bang o universo passou por uma fase de aceleração super acelerada chamada de inflação. Durante esse período as sementes do que hoje conhecemos como estrutura a larga escala foram geradas e amplificadas para após dar origem aos aglomerados de galáxias, galáxias, etc. Neste mini-curso discutiremos de forma qualitativa, uma breve história do universo desde a inflação até a era da recombinação, era a qual tem sua origem a chamada Radiação Cósmica de Fundo (RCF). A RCF é o sinal mais antigo que o ser humano pode medir até agora e mediante o qual podemos inferir várias características do universo jovem.
Palestras:
- Formação dos elementos químicos do ponto de vista cosmológico
Resumo:
A idéia central desta palestra é mostrar a origem dos elementos químicos que compõem a tabela periódica. Serão apresentados os ambientes onde esses elementos químicos são formados, começando pela origem dos elementos leves no início da formação do nosso Universo, passando pela formação dos elementos de massa intermediária, até a formação dos elementos mais pesados no interior das estrelas de alta massa. A importância do enriquecimento do meio interestelar para a geração de novas estrelas será também abordada.
- Gravitação e buracos negros
Resumo:
Buracos Negros é o nome genérico para estruturas de aprisionamento gravitacional extremo, por isso inclusive o da luz. A melhor descrição destas ainda é oferecida pela Relatividade Geral. Seu detalhamento teórico e o apuro de sua identificação observacional foram contemplados pelo Prêmio Nobel de Física de 2020. Apresentarei ambos os lados observacional e teórico destas estruturas.
- Astronomia indígena
Resumo:
Todos os povos ao longo dos séculos olharam para o céu e viram nele representadas figuras do seu cotidiano e imaginário, através das quais criaram histórias que os ajudaram a transmitir oralmente sua cultura e valores. As estrelas e astros celestes em seu movimento no céu, ao longo do ano, também vêm sendo usados desde os primórdios da humanidade como um verdadeiro calendário natural, marcando o tempo e datas importantes como o início das migrações, épocas de plantio, ou das temporadas de chuvas e estiagem. Nesta palestra conheceremos um pouco sobre as constelações e suas lendas, a etnoastronomia e a cosmovisão de Ticunas, Guaranis, Dessanas, Tembés, entre outros, algumas das centenas de etnias indígenas que integram a cultura de nosso país.
Outras atividades:
- Painéis a serem selecionados entre as propostas de inscritos, sem limite prévio.
- 16 comunicações a serem selecionadas entre as propostas dos participantes inscritos.
- Sessão especial: os trabalhos ganhadores da III Mostra de Astronomia do ES
- Mesa redonda sobre astronomia, física e cosmologia hoje.
- Observação do céu noturno com telescópios: dias 18 e 19 a noite a partir das 20h.
- Sessões de planetário: dias 18 e 19 a noite a partir das 20h.
Comitê organizador
- Prof. Dr. Adriano Mesquita Oliveira (IFES)
- Prof. Dr. Alan Velásquez-Toribio (UFES)
- Prof. Dr. Hermano Endlich Schneider Velten (UFOP)
- Prof. Dr. Júlio César Fabris (UFES)
- Prof. Dr. Júnior Diniz Toniato (UFES)
- Prof. Dr. Wiliam S. Hipólito-Ricaldi (UFES)
- Matheus Bregonci Pires (UFES)
- Amanda Souza Fassarella (UFES)
Alguma dúvida? Fale conosco!
Realização e apoio
Quick links
|
Mailing lists
Cosmo-ufes announcements / E-mails de notícias
Mailing list for members Slack for members: send an e-mail. AddressNúcleo Cosmo-ufes, CCE
Universidade Federal do Espírito Santo Av. Fernando Ferrari, 514 29075-910 - Vitória/ES - Brazil [email protected] |
Website administrators: DC. Rodrigues, J. Coelho, V. Marra & OF. Piattella. Contributions: several students and postdocs have helped to expand and maintain the content that can be found here, specially in the organization of the events section, where their corresponding names can be found. Disclamer: Cosmo-ufes is a center ("núcleo") from UFES; this website is maintained by Cosmo-ufes members.